Exercício físico

nataçao

 

                       
                                            Exercício Fisico

 

 

 

A prática de jogos e desportos faz parte da vida diária de uma criança e é util para a sua saúde fisica e mental e para o seu crescimento.

Um dos objectivos principais do tratamento da AIJ é o de permitir que a criança leve uma vida tão normal quanto possível e não se sinta diferente dos seus colegas e amigos. Mas além do mais, inumeros estudos têm vindo a provar que o exercicio fisico pode ainda trazer mais beneficios para as crianças e jovens com doenças reumáticas infantis.

O exercicio fisico ajuda a desenvolver a capacidade aerobica,  a aumentar a mobilidade e flexibilidade, bem como a resistência e a força muscular. 

Por este motivo, a tendência geral é a de permitir que as crianças pratiquem as actividades físicas que queiram, confiando em que pararão com esta se alguma articulação ficar dolorosa.

Contudo , em momentos de agudização/crise , as articulações devem permanecer em repouso, pelo que se deverá interromper a actividade desportiva/fisica.

Devem ser sempre  incentivados os desportos ou exercícios que podem causar menos lesões articulares, tais como a natação ou andar de triciclo ou bicicleta.

 

Imprimir